
Proprietários de veículos denunciam que foram vítimas do golpe do IPVA. O imposto corresponde a 3,5% do valor do veículo na Tabela Fipe e foi disponibilizado em janeiro deste ano.
Segundo os motoristas, sites similares ao da Secretária de Estado de Fazenda foram criados com o objetivo de enganar os contribuintes. A prática tem sido recorrente nos últimos anos.
Motoristas contam como descobriram que foram enganados.
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio fez um alerta para que os proprietários de veículos ficassem atentos aos golpes que estão sendo aplicados.
A pasta afirmou que recebeu diversos relatos de contribuintes sobre sites fraudulentos. Algumas páginas utilizam a identidade visual dos sites oficiais da Fazenda na internet.
Em outros casos, os golpistas oferecem um desconto de 3% para pagamento em cota única na tentativa de atrair os contribuintes.
A Secretaria de Fazenda reforçou que o único caminho correto para obter o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) usado para a quitação do IPVA é site criado exclusivamente para o tributo deste ano: https://ipva2025.fazenda.rj.gov.br.
A pasta esclareceu ainda que não envia documentos de pagamento ou faz contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem.