Notícias

Motoristas da Avenida Brasil estão levando quase 4 horas para atravessar a via

Nesse mesmo tempo, é possível chegar a São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra se o transito estiver bom

Por Vinícius Calixto (sob supervisão)

Seletiva Av Brasil
Seletiva Av Brasil
Reprodução/COR

Motoristas que usam a Avenida Brasil estão levando cerca de 4 horas para atravessar a via expressa após a redução de faixas destinadas a veículos de passeio. Nesse mesmo tempo, é possível chegar a São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra se o transito estiver bom.

Trabalhadores estão acordando até uma hora mais cedo para tentar evitar congestionamento, mas ainda assim enfrentam problemas. A média de trânsito na cidade do Rio às 8 da manhã desta quarta-feira (03)  foi de 184 quilometros, 138% maior do que o registrado nas últimas quartas-feiras no mesmo horário.

Ouvintes da BandNews FM relatam o tamanho da dificuldade para se deslocar pela Avenida Brasil.

Nesta quarta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, cumpriu agenda na Avenida Brasil, no trecho de Cordovil, na Zona Norte. A reportagem da BandNews FM esteve no local para questioná-lo sobre os problemas na via expressa. Paes, no entanto, saiu do evento sem falar com a imprensa e optou por voltar usando o BRT da Transbrasil. Na internet, ele publicou um vídeo falando sobre o transporte.

As mudanças no trânsito na Avenida Brasil começaram no sábado (30), com a inauguração do corredor expresso. Agora, a faixa mais a esquerda das pistas centrais são exclusivas para os articulados. Já a faixa ao lado funciona como seletiva e fica exclusiva para ônibus, táxis e veículos de serviço.

O especialista em prevenção e segurança no trânsito, Fernando Pedrosa, afirma que a prefeitura do Rio deveria ter apresentado um estudo para minimizar possíveis impactos nas mudanças na via expressa.

Inicialmente, a Prefeitua do Rio anunciou a restrição do tráfego de caminhões no horário de rush da Avenida Brasil. No entanto, o município voltou atrás após protesto de caminhoneiros.

A CET-Rio afirmou que a equipe ainda vai fazer um balanço geral do tráfego em toda a cidade para, então, definir qual é a média exata apenas da Avenida Brasil e traçar um novo plano para minimizar os impactos.

Tópicos relacionados