Motoristas denunciam mais de 400 buracos no asfalto da Via Light

O número é de um levantamento realizado pela reportagem da BandNews FM

Por Daniel Henrique

Motoristas denunciam mais de 400 buracos no asfalto da Via Light
Motoristas denunciam mais de 400 buracos no asfalto
Divulgação

A Via Light, que liga a Pavuna, na Zona Norte do Rio, ao município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, apresenta mais de quatrocentos buracos no asfalto. O número é de um levantamento realizado pela reportagem da BandNews FM, que percorreu, nesta segunda-feira (15), os doze quilômetros da via, nos dois sentidos, após a denúncia de ouvintes.

Para evitar acidentes e danos ao veículo, o mototaxista Daniel Rosa chega a utilizar o acostamento, principalmente quando está transportando passageiro na garupa. Ele critica as péssimas condições do asfalto.

A Via Light tá ficando jogada mesmo no lixo, porque tá com muito buraco. Se tu pegar uma corrida agora pra Pavuna, você é obrigado a andar pelo acostamento, porque é muita buraqueira. Se você andar normal, você cai, tua moto quebra. Então você acaba sendo obrigado a pegar o acostamento pra você conseguir andar, conseguir chegar até o seu destino. Isso não é só a ida não, é a volta também. Eles se preocupam mais com radares que tem lá do que fazer um asfaltamento básico.

Além dos buracos, os motoristas que passam diariamente pela Via Light também apontam problemas como os remendos no asfalto, que causam desníveis, além de falta de iluminação, animais soltos na pista e insegurança. Segundo os relatos, o número de assaltos na região é grande.

Necessita de uma melhoria urgente. Com o remendo, a pista fica toda irregular. Você passa, acaba com a suspensão do veículo, aumenta o consumo, aumenta a manutenção. Então é necessário mesmo a atenção do poder público.
Muito mal iluminada. Apesar de se chamar Light, que é luz, é muito mal iluminada. Muito esburacada, muito remendo, muita sujeira, poderia melhorar.
Na Via Light não dá pra rodar à noite, primeiro que tem assalto, e tem muita buraqueira. Daqui pra lá tem lixo pra caramba na Via Light. Cavalo morto, muito bicho na rua. Você não tá vendo, esbarrou já era, caiu. E caiu, com certeza vai vir outro atrás e vai te atropelar.

Em 2022, o Governo do Rio anunciou que iria realizar obras de expansão da Via Light, com gasto previsto de R$ 730 milhões. No entanto, a intervenção ainda não teve início. Segundo o estado, o serviço só vai começar quando o plano executivo estiver finalizado, mas ainda não há uma data prevista para isso.

Em contrapartida, a Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou obras para abrir três faixas de rolamento e ampliar a Via Light no trecho do município, mas os serviços foram paralisados porque, segundo a cidade, a empresa contratada teve o contrato rescindido.

As empresas que participaram da licitação estão sendo ouvidas novamente para saber se ainda há interesse no projeto.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais