MP instaura inquérito para apurar as providências contra os incêndios na Baixada Fluminense

Na última terça-feira (17), a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu pediu informações aos municípios sobre focos de incêndio

Isabella Costa

MP instaura inquérito para apurar as providências contra os incêndios na Baixada Fluminense
Ministério Público
Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério Público do Rio instaura inquérito civil para apurar as providências que estão sendo tomadas para prevenção e combate a incêndios na Baixada Fluminense.

Na última terça-feira (17), a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu pediu informações aos municípios sobre focos de incêndio.

O MP quer que os municípios informem se possuem um Plano de Ação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, envolvendo o Corpo de Bombeiros, Inea, Instituto Chico Mendes e outras Defesas Civis Municipais.

O órgão também quer saber quantos focos de incêndios florestais foram registrados ao longo de 2024, quantos foram efetivamente controlados e se há estrutura adequada para atender a essas demandas.

Já a Defesa Civil Estadual deve prestar informações sobre Mesquita, Nilópolis, Queimados, Japeri e Seropédica, áreas de atuação da 2ª Promotoria.

Quanto ao Inea e o Instituto Chico Mendes, o MP quer informações sobre o plano de contingência para incêndios florestais e um relatório sobre medidas adotadas para o Programa Fumaça Zero ao longo deste ano.

Mais notícias

Carregar mais