
O Ministério Público do Rio de Janeiro abriu um procedimento para acompanhar as estratégias municipais de combate a incêndios florestais, queimadas e desmatamento. Entre as cidades monitoradas estão Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian, Carmo e Sapucaia.
Um dos objetivos é monitorar a Operação Fumaça Zero, que previne queimadas irregulares no período de estiagem, e o Projeto Olho no Verde, que acompanha por satélite possíveis desmatamentos florestais.
O Ministério também irá reunir, na sede, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e do Urbanismo (CAO Meio Ambiente), o Inea e a SEAS, no dia 11 de março.
Durante agenda nesta quarta-feira (19), o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Tarciso Antônio de Salles Junior, afirmou que, por conta da onda de calor, está sendo gerada uma quantidade atípica destes incêndios.
"Essa onda de calor tem impactado as operações do Corpo de Bombeiros. Bem atípica a quantidade de incêndios florestais que estamos enfrentando nesse momento. Nos preparamos para as chuvas e estamos enfrentando, além das chuvas, nesse momento, uma onda de calor com esse tipo de repercussão. Para que os senhores tenham ideia, no dia agora, no dia 17, nós combatemos 312 focos de incêndio florestal e isso corresponde, quando comparado com o mesmo período do ano passado, a um aumento de mais de 370%."
Ainda de acordo com a corporação, o Estado do Rio acumula mais de 560 ocorrências de fogo em vegetação, em apenas dois dias. Os dados são referentes a esta segunda (17) e terça-feira (18).
Foram mais de duas mil ocorrências registradas pela corporação nos primeiros 45 dias do ano de 2025. No mesmo período de 2024, 700 foram deste tipo.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, neste momento, o risco de Incêndio Florestal é alto nas regiões Sul, Baixada Fluminense e Serrana; e muito alto na Capital e nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.
Na terça (18), a Defesa Civil Estadual enviou alertas para a população sobre as temperaturas elevadas em todo o Estado.