O Ministério Público do Rio entra com uma ação contra o Município de Petrópolis, na Região Serrana, por possível omissão na gestão dos incêndios florestais que atingem a cidade. Segundo o órgão, desde 10 de setembro, os focos se concentram no bairro Caxambu e na região de Secretário e têm causado dados ao meio ambiente e risco para a saúde pública.
Ainda de acordo com o MPRJ, a Prefeitura falhou em articular um gabinete de crise para lidar com o desastre, não acionou o Plano Inverno, medida de contingência para situações de emergência climática, e não comunicou oficialmente o problema ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o que causa subnotificação e comprometimento de políticas públicas.
Neste mês, um adolescente chegou a ser levado para a delegacia, após ter confessado ter ocasionado um incêndio que devastou uma grande área de vegetação no distrito de Pedro do Rio, onde fica Secretário.
O MP quer que o município seja obrigado a comunicar o desastre ao Sistema Integrado e a decretar situação de emergência, além da adoção de ações de recuperação ambiental das áreas atingidas.
A BandNews FM aguarda posicionamento da Prefeitura de Petrópolis.
Incêndio em Petrópolis
Reprodução