Um esquema que desviava dinheiro de uma escola estadual em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, é alvo de uma ação do Ministério Público do Rio. A ação, que aconteceu nesta terça-feira (25), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no município. Uma das pessoas envolvidas é a ex-diretora do Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque.
A suspeita é que a ação criminosa tenha desviado a verba de 22 aparelhos de ar-condicionado, além de R$ 800 mil que eram destinados ao transporte escolar, à merenda e a outros investimentos da unidade.
A ex-diretora e mais duas pessoas foram denunciadas pelo MP pelos crimes de associação criminosa, peculato e comunicação falsa de crime. O Ministério também determinou o sequestro de bens dos três envolvidos e de uma empresa envolvida.
De acordo com as investigações, os crimes ocorreram entre 2022 e 2023.
De acordo com os promotores do MP, o desaparecimento dos aparelhos de ar-condicionado foi percebido pelo diretor administrativo da Regional Norte Fluminense da Secretaria de Estado de Educação. Os atos também foram investigados pela corregedoria da SEEDUC.
Procurada, a Secretaria de Estado de Educação ainda não se manifestou sobre o assunto.