Mulher ferida durante protesto na Tijuca segue internada após cirurgia

Caso ocorreu após morte de jovem em abordagem policial

Por Vinícius Calixto

Mulher ferida durante protesto na Tijuca segue internada após cirurgia
Mulher ferida em protesto por morte de jovem
Reprodução/Redes Sociais

É estável o quadro de saúde da mulher que ficou ferida na perna após uma bomba de efeito moral estourar perto dela durante um novo protesto no Morro do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio. O ato aconteceu após o enterro do jovem de 18 anos, que foi morto durante uma tentativa de abordagem de policiais militares, na madrugada de segunda-feira (18). 
 
Segundo a PM, moradores tentaram bloquear a Rua Conde de Bonfim na esquina com a Rua Moura Brito, e, quando os agentes tentavam impedir a ação, foram atacados com pedras. Ainda de acordo com a corporação, as equipes utilizaram armamento de menor potencial ofensivo para conter as agressões. 
 
Uma viatura ficou danificada. Logo depois, o grupo seguiu para a Rua dos Araújos, onde teria atacado novamente os agentes. Durante a ação, a mulher foi ferida e levada ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, onde passou por cirurgia. Ela segue internada. 
 
A Polícia Civil analisa as imagens que mostra um agente mexendo no jovem baleado. No vídeo gravado por um morador, o PM parece mexer em uma fita que pode estar sendo usada como torniquete. Em seguida, um homem sem camisa aparece e coloca a camisa no ferimento. As armas dos policiais militares envolvidos na ação foram apreendidas. 
 
Segundo o ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar e especialista em segurança pública, Paulo Storani, a ação do agente pareceu ser correta. 
 
Parentes acusam os agentes de terem colocado uma arma falsa com João Jorge do Nascimento. Segundo testemunhas, os jovens não ouviram a ordem de parada porque estavam com fones de ouvido. A Polícia Militar afirmou que apreendeu um simulacro de arma de fogo e um aparelho celular. 
 
A vítima não possuía antecedentes criminais, mas segundo fontes da BandNews FM, era investigada pela Polícia Civil. 
 
Na segunda-feira (18), moradores realizaram um protesto em ruas da Tijuca após a morte do jovem. Um ônibus chegou a ser atravessado em uma das vias até a chegada da Polícia Militar. O corpo de João Jorge do Nascimento foi sepultado nesta terça-feira (19). 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais