Municípios do Rio têm maiores ganhos de participação no PIB entre 2020 e 2021

Segundo o IBGE, por sua vez, tiveram quedas mais intensas em suas participações os municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS)

Por João Videira (sob supervisão)

Municípios do Rio têm maiores ganhos de participação no PIB entre 2020 e 2021
Em 2021, 11 municípios responderam por quase 25% do PIB nacional e 16,6% da população
Reprodução

Os municípios de Maricá, Saquarema, Niterói e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e São Sebastião, em São Paulo, tiveram os maiores ganhos de participação no Produto Interno Bruto (PIB) entre os anos de 2020 e 2021. Segundo o IBGE, por sua vez, tiveram quedas mais intensas em suas participações as capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).

Apesar disso, para os pesquisadores, os resultados do país expressam uma recuperação econômica das capitais e outras agregações com maior participação no PIB brasileiro que, por terem como atividade principal os serviços presenciais, foram fortemente afetadas pela pandemia.  

Em 2021, 11 municípios responderam por quase 25% do PIB nacional e 16,6% da população brasileira, enquanto as 87 cidades com os maiores PIBs representavam, aproximadamente, 50% do PIB total e 36,7% da população do país.

Mais notícias

Carregar mais