Notícias

Museu de Arte do Rio lança exposição 'Um Defeito de Cor'

Mostra é baseada em contextos socioculturais do século XIX, abordados em livro de mesmo nome da escritora mineira Ana Maria Gonçalves

Pedro Rodrigues*

Ao todo serão 400 obras de artes na exposição
Ao todo serão 400 obras de artes na exposição
Reprodução/MAR

O Museu de Arte do Rio lança a exposição "Um Defeito de Cor" a partir do dia 10 de setembro. A mostra é baseada em contextos sociais, culturais, econômicos e políticos do século XIX, abordados no livro de mesmo nome da escritora mineira Ana Maria Gonçalves. Considerado um clássico da literatura afrofeminista brasileira, o livro completa 16 anos de publicação em 2022.

Ao todo, serão 400 obras de artes, algumas totalmente inéditas, entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações, abordando temas como revoltas negras, empreendedorismo e o protagonismo feminino. Dividida em 10 núcleos, espelhando os capítulos do livro, a mostra busca humanizar a história, interpretando a obra de Ana Maria e trazendo à tona a discussão historiográfica sobre o período.

"Um Defeito de Cor" está disponível no terceiro andar do pavilhão de exposições do MAR, das 11h às 18h, e a entrada é gratuita.