Notícias

Museu do Amanhã e UFRJ anunciam parceria em projeto com a Unesco

A iniciativa Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros vai desenvolver pesquisas e programas educacionais sobre sustentabilidade e um futuro melhor

Por Pedro Rodrigues (sob supervisão)

A iniciativa une o Museu do Amanhã, a UFRJ e a Unesco
A iniciativa une o Museu do Amanhã, a UFRJ e a Unesco
Reprodução

O Museu do Amanhã e a Universidade Federal do Rio anunciam parceria com a Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros. Esse é o primeiro acordo da Unesco sobre esse tema no país e o primeiro desse tipo de projeto no mundo promovido por um museu e uma universidade.  

Durante quatro anos, as equipes do Museu e da UFRJ vão desenvolver pesquisas, programas educacionais e atividades com o público sobre o papel que o futuro desempenha no presente e formas de construção do amanhã onde a sustentabilidade e a convivência sejam aprimoradas.

O professor Fabio Scarano, Titular da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros e Diretor da Escola de Futuros do IDG, fala sobre o projeto.

“A Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros é uma parceria do Museu do Amanhã, do Instituto em Desenvolvimento e Gestão e da UFRJ no sentido de promover atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para difundir essa ferramenta de alfabetização e futuros no Brasil. Ela se volta, principalmente, para criar atividades que ajudem a ativar nossa imaginação, de maneira a evitar que um presente cheio de problemas, que é o presente que a gente tem hoje - com mudanças climáticas, perda de biodiversidade, covid - colonize nosso futuro. Que a gente consiga imaginar futuros diferentes desse presente. Existe uma série de ferramentas para isso e ao longo do tempo, com vocês tendo contato com a nossa Cátedra, esperamos difundir isso cada vez mais e espalhar essa forma de atuar e pensar Brasil a fora”, diz Fabio

Entre as atividades planejadas para 2023 está a realização de encontros da rede internacional de museus, o lançamento do primeiro livro da cátedra sobre o tema e a promoção de ciclos de formação com especialistas internacionais sobre o tema.

Tópicos relacionados