Não há previsão para aplicação da quarta dose em pessoas com menos de 60 anos

Declaração é do secretário municipal de Saúde do Rio, que diz ser necessário aguardar a avaliação do Ministério da Saúde e a realização de estudos

Gustavo Sleman

Quarta dose está disponível apenas para pessoas acima dos 60 anos Tânia Rêgo/Agência Brasil
Quarta dose está disponível apenas para pessoas acima dos 60 anos
Tânia Rêgo/Agência Brasil

O secretário municipal de Saúde do Rio afirma que ainda não há previsão para que a capital fluminense inicie a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 em pessoas com menos de 60 anos.

Atualmente, apenas idosos a partir dessa faixa etária podem receber a segunda dose de reforço do imunizante. Em entrevista a BandNews FM, Rodrigo de Souza Prado explicou que ainda é necessário aguardar a avaliação do Ministério da Saúde e a realização de estudos.

Em nota técnica publicada no início de maio, o Ministério da Saúde recomendou a nova vacinação de idosos com 60 anos ou mais sob a justificativa que estudos internacionais mostram que eles estão mais suscetíveis a diminuição de efetividade do imunizante.

Desde então, cidades e estados vêm seguindo a orientação de apenas imunizar esse grupo com a quarta dose. Segundo o biomédico virologista, Raphael Rangel, a perda de proteção é natural entre os idosos após a terceira dose, sendo necessário reforçar o ciclo.

Para ele, o reforço entre pessoas mais jovens ainda pode levar mais tempo para ocorrer.  

Apesar de no final de março a Administração de Alimentos e Medicamentos, agência reguladora norte-americana, ter liberado a quarta dose para a população acima dos 50 anos, o infectologista José Pozza lembra que ainda é necessário ter cuidado.

De acordo com o médico, mesmo que algumas diretrizes internacionais não recomendem a segunda dose de reforço em outras faixas etárias, o cenário pode ser alterado com a evolução da pandemia.

Em nota, 17 cidades* do estado informaram que seguem as notas técnicas enviadas pelo Estado e também pelo Ministério da Saúde e, por isso, aplicam a quarta dose apenas em quem tem mais de 60 anos e em grupos prioritários como gestantes, puérperas e imunossuprimidos.

*Nova Friburgo, Macaé, Mangaratiba, Mesquita, Cantagalo, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Itaboraí, Barra Mansa, Quissamã,  Nilópolis, Cabo Frio, Maricá, Duque de Caxias, Japeri.

Mais notícias

Carregar mais