Niterói e Rio recebem apoio do Governo do Estado para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031

Cada país pode apresentar apenas uma candidatura. No Brasil, além de Rio e Niterói, São Paulo também já oficializou a postulação

Por Maria Eduarda Vieira

Niterói e Rio recebem apoio do Governo do Estado para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031
Niterói e Rio de Janeiro recebem apoio do Governo do Estado
Reprodução

Niterói e Rio de Janeiro recebem apoio do Governo do Estado na candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.

Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (12), o governador Cláudio Castro, o prefeito do Rio Eduardo Paes, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o prefeito eleito Rodrigo Neves assinaram uma carta selando a parceria. A agenda aconteceu no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

No início deste mês, as cidades entregaram a carta de postulação ao Comitê Olímpico do Brasil oficializando o desejo de ser a casa do evento. De acordo com Rodrigo Neves, a candidatura também tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ideia é que a Vila do Pan seja na região do Porto Maravilha, perto da Ponte Rio-Niterói, que liga as duas cidades. Em entrevista à BandNews FM, o Secretário Municipal de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, explicou que os municípios já conversam para definir a divisão das modalidades esportivas.

Para o governador Claudio Castro, sediar mais um grande evento esportivo é a oportunidade de gerar mais legados para a população, inclusive a criação da linha 3 do metrô, ligando Niterói e Rio de Janeiro.

Cada país pode apresentar apenas uma candidatura. No Brasil, além de Rio e Niterói, São Paulo também já oficializou a postulação para organizar o evento continental. Por isso, o Comitê Olímpico do Brasil tem até janeiro para determinar a candidatura brasileira vencedora.

Caso a capital fluminense e a cidade sorriso sejam escolhidas, será a segunda vez que o Jogos Pan-Americanos serão realizados em solo carioca, já que o Rio recebeu o evento na edição de 2007.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais