Niterói registra ondas de sete metros na Praia de Itacoatiara

O registro em Niterói foi feito na segunda (13). As ondas foram tão grandes, que os competidores do Itacoatiara Big Wave tiveram que ser levados de jet ski para dentro do mar

Gabriela Morgado

Ondas chegam a 7 metros na praia de Itacoatiara, em Niterói Reprodução
Ondas chegam a 7 metros na praia de Itacoatiara, em Niterói
Reprodução

A cidade de Niterói, na Região Metropolitana, registrou ondas de sete metros na Praia de Itacoatiara, ultrapassando a  previsão da Marinha, de ondas de até 3 metros de altura. O registro em Niterói foi feito na segunda (13).

As ondas foram tão grandes, que os competidores do Itacoatiara Big Wave tiveram que ser levados de jet ski para dentro do mar, esquema utilizado, por exemplo, em Nazare, em Portugal, onde as ondas chegam a até 30 metros de altura.

Mas o fenômeno não assustou o surfista de ondas gigantes Gabriel Sampaio, que enfrentou na competição a maior onda já surfada na praia de Itacoatiara.

Segundo o oceanógrafo Douglas Nemes, as ondas de sete metros foram resultado do fenômeno chamado de ciclone extratropical. Ele afirma que eventos extremos devem ser cada vez mais comuns, por causa das mudanças climáticas.

Na madrugada de segunda (13), o mar na praia do Leblon, na Zona Sul do Rio, chegou a invadir a rua. A Prefeitura recomendou que as pessoas evitem tomar banhos de mar, praticar esportes na praia, pescar e até mesmo andar de bicicleta na orla.

Mais notícias

Carregar mais