Com o objetivo de evitar a ocupação irregular embaixo do viaduto da Linha Amarela, próximo à Avenida Ayrton Senna, a Prefeitura do Rio vai inaugurar nos próximos meses uma base avançada da Comlurb no local. Nesta terça-feira (11), o Município fez uma nova operação na área que fica logo após a Estrada do Gabinal. Nenhuma pessoa em situação de rua aceitou acolhimento em unidades de reinserção social.
Meia tonelada de lixo foi retirada do local. Dez pessoas foram abordadas pelas equipes da Subprefeitura de Jacarepaguá e outros órgãos municipais, como a Secretaria de Assistência Social. Elas já haviam sido abordadas em outras ações da Prefeitura no mesmo local.
Há pelo menos dois anos, a BandNews FM trata deste tema com inúmeros pedidos de ouvintes que trafegam pelo local com medo.
A promessa da subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, é de que os órgãos devem atuar na região sempre que necessário, já que o índice de retorno dos usuários de droga e das pessoas em situação de vulnerabilidade é alto.
''Nesse trevo embaixo do viaduto bem próximo da Cidade de Deus a gente realiza diversas operações. Vamos também inaugurar uma base avançada da Comlurb no local. Infelizmente, os usuários retornam e continuam ocupando essa região, mas realizaremos as operações e sempre em conjunto com diferentes órgãos da Prefeitura do Rio”, afirma a subprefeita.
Mais à frente, já na altura do Polo Educacional do SESC, também na Avenida Ayrton Senna, cerca de dez barracos construídos de maneira irregular às margens do rio Arroio Fundo foram removidos pelos agentes da Prefeitura em uma área de mata na manhã de segunda-feira (10).
A Comlurb também retirou cerca de dez toneladas de resíduos do local, que era mantido como ponto de uso de drogas e de prostituição. Na ocasião, ninguém também aceitou acolhimento.