Deve ser inaugurada em 2026 a nova sede do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. O edifício vai ficar na Cidade Nova, no Centro do Rio, ao lado dos prédios da Prefeitura e do Centro de Operações, com fácil acesso à duas estações do metrô. Nesta terça-feira foi lançada a pedra fundamental da construção do edifício.
O espaço vai ter cerca de 15 mil metros quadrados. Com o novo imóvel, as atividades vão deixar de ser realizadas no prédio do Humaitá, na Zona Sul do Rio, após 60 anos de serviço no local.
De acordo com a porta-voz do Consulado dos Estados Unidos no Rio, Gledisa Sanxhaku, a nova sede é uma oportunidade para expandir os projetos culturais e educacionais do órgão.
O projeto foi orçado em cerca de 600 milhões de dólares, incluindo a compra do terreno, vendido pela Prefeitura do Rio, em 2016, na antiga gestão do prefeito Eduardo Paes. No entanto, desse valor, cerca de 190 milhões devem ser destinados à economia carioca, através da contratação de mão de obra e da compra de materiais de construção.
Segundo Eduardo Paes, a relação entre Rio de Janeiro e os Estados Unidos facilitou a venda do terreno o que, para o prefeito, deve movimentar a região central da cidade.
O novo prédio do consulado vai incorporar a riqueza de materiais existentes na cidade do Rio. Além disso, o projeto também vai adotar estratégias avançadas de eficiência energética, que vão reduzir significativamente a demanda de energia.
A iniciativa está registrada em um dos mais renomados sistemas de certificação de empreendimentos sustentáveis do mundo, o LEED, e a meta é obter o selo prata de sustentabilidade.