Nove pessoas foram presas durante operação da Polícia Civil no Morro do Andaraí, no Maciço da Tijuca, Zona Norte do Rio. Entre os detidos está um bandido apontado como o responsável por diversos ataques à UPP da favela. O criminoso conhecido como "Dorme" possui sete anotações por homicídio e tráfico de drogas.
Oito mandados de prisão foram cumpridos e um homem foi preso em flagrante com drogas, carregadores de pistola, anotações de tráfico de drogas e documentos de supostas vítimas de roubo.
As investigações apontam que a associação criminosa chefiada por Rodrigo Rosa Brasil, conhecido como Boneco ou BN, opera o mercado de drogas na comunidade e corrompe menores de idade para participar do tráfico.
Ele ainda é considerado foragido pelos crimes de homicídios, organização criminosa, aliciamento de menores, entre outros. O bandido é apontado como responsável pela morte do policial civil André Gustavo Lopes da Rocha, em 2006, no Grajaú, na mesma região.
O delegado Bruno Ciniello explicou o andamento da investigação e quais são os próximos passos.
Os agentes também apreenderam drogas, dinheiro em espécie, um rádio comunicador, carregador de pistola e documentos.
A operação desta quarta-feira foi realizada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Niterói, com auxílio de outras especializadas e a Polícia Militar.
A ação foi estruturada a partir da Operação Acalento, iniciada no dia 30 de junho, com coordenação do Ministério da Justiça e Ministério da Mulher e Direitos Humanos para reprimir crimes contra crianças e adolescentes.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes