O novo diretor-executivo da Fundação Saúde já homenageou o deputado federal Doutor Luizinho (PP), quando ele tinha sido secretário de Saúde do Estado do Rio pela primeira vez.
O parlamentar estava à frente da pasta quando Marcus Vinícius Dias entregou uma placa ao político ao lado do pai, que era diretor do Hospital Estadual Azevedo Lima, em 2021. A homenagem foi feita ao Dia do Ortopedista, especialidade do Doutor Luizinho.
Em uma publicação nas redes sociais, o parlamentar elogiou o trabalho de Marcus Vinícius na unidade de saúde e definiu o médico como "amigo".
Já em agosto de 2024, Doutor Luizinho participou da comemoração do aniversário do Hospital Estadual Azevedo Lima, ao lado do governador Cláudio Castro, da atual secretária de Saúde, Cláudia Mello, e do então diretor da unidade, Marcus Vinícius Dias.
Marcus foi nomeado pelo governador Cláudio Castro em edição extra do Diário Oficial do Estado na terça-feira (22). Ele deixou o cargo de diretor do Hospital Azevedo Lima. Dias também é servidor de carreira do Ministério da Saúde.
Castro chegou a dizer que as mudanças na Fundação Saúde asseguram que não vai haver interferências internas nas investigações de irregularidades na emissão de dois laudos falso-negativos que possibilitaram o transplante de órgãos infectados.
O principal objetivo da nova gestão da Fundação Saúde é modernizar e atualizar o organograma do órgão; escolher um procurador do Estado para o cargo de diretor jurídico; e dar celeridade aos processos licitatórios.
A troca acontece em meio à definição do novo laboratório que será contratado para atender de forma emergencial 12 unidades da rede estadual. O Programa Estadual de Transplantes vai seguir com o Hemorio.
Na segunda-feira (21), a Fundação Saúde anunciou que convocou a quarta colocada do pregão eletrônico vencido pelo PCS LAB Saleme no ano passado. O laboratório passa pela análise de capacidade técnica.
Além da exoneração do agora ex-diretor-executivo da Fundação Saúde, João Ricardo da Silva Pilotto, e da irmã do deputado federal Doutor Luizinho como diretora de Planejamento e Gestão do Contrato de Metas, as saídas da diretora administrativo financeira, Alessandra Monteiro Pereira; o diretor de Recursos Humanos, Bruno Rebula Klein; a diretora técnico-assistencial, Carla Maria Boquimpani de Moura Freitas; e o diretor jurídico, Luiz Romano Quagliani, foram oficializadas.
Todos os contratos com o PCS LAB Saleme foram suspensos pela Fundação Saúde, após seis pacientes serem contaminados ao receberem órgãos de dois doadores com HIV testados pelo PCS Saleme. Até agora, cinco pessoas foram presas pela polícia, incluindo um dos sócios do laboratório.
A homenagem foi feita ao Dia do Ortopedista, especialidade do Doutor Luizinho
Reprodução