O novo edital de licitação das barcas deve ser lançado em 15 dias. A proposta, como antecipado pela reportagem da BandNews FM, não vai seguir o modelo de concessão e já teve o aval do governador Cláudio Castro. Ela foi elaborada pela UFRJ e vai ser apresentada aos demais órgãos de controle.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes, dessa forma, um operador para a prestação do serviço) vai ser contratado, resultando no controle total do Estado, que será responsável pela bilhetagem, pagamento e definição de investimentos futuros. Também devem ser incluídos indicadores de performance mais modernos e controles ambientais.
No início de setembro, a BandNews FM já havia confirmado que a nova proposta de exploração das barcas no estado, elaborada pela Universidade Federal do Rio, prevê um contrato com uma prestadora de serviços por até seis anos.
Pelo cronograma da UFRJ, a nova forma de administração das barcas deve começar em abril do ano que vem. A previsão é de que a licitação seja concluída em até três meses.
Em nota, a Secretaria de Estado de Transportes afirmou que a pasta e a universidade estão concluindo os trâmites para lançar a licitação do sistema aquaviário.