Notícias

Novo modelo de trabalho pode ser implementado entre o iFood e entregadores

Representantes da empresa e da categoria se reuniram e um dos pontos debatidos foi a possibilidade de adoção da aposentadoria por tempo de contribuição

João Boueri*

Até o mês que vem serão realizados mais 30 encontros entre as lideranças e a plataforma
Até o mês que vem serão realizados mais 30 encontros entre as lideranças e a plataforma
Rovena Rosa/Agência Brasil

O iFood e lideranças de entregadores do país discutem uma nova relação de trabalho. Um dos pontos debatidos na primeira reunião realizada foi a possibilidade de adoção da aposentadoria por tempo de contribuição para a categoria.

A contribuição majoritária da seguridade social pelas plataformas também foi discutida com divisão entre o trabalhador, empresa e governo. O entregador pagaria um valor de contribuição variável, conforme o exercício da atividade. 

Para o gerente de comunidades do iFood, Johnny Borges, os próximos passos envolvem negociação com o Governo Federal. A expectativa é encontrar alcançar uma medida que preserve a autonomia e garanta os direitos dos trabalhadores. 

Além disso, os entregadores pedem mais transparência em relação aos bloqueios realizados pelo iFood que impede a utilização do aplicativo por parte do profissional.

Segundo dados do IPEA, 1,5 milhão de entregadores e motoristas que trabalham em aplicativos estão ativos nas plataformas atualmente. No entanto, uma pesquisa do Datafolha aponta que 43% não possuem cobertura do INSS. 

Até o mês que vem serão realizados mais 30 encontros entre as lideranças e a plataforma.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Tópicos relacionados