Mais de 260 imóveis da Urca, na Zona Sul do Rio, foram vistoriados pela Secretaria municipal de Saúde após denúncias de moradores que procuraram a BandNews FM para alertar sobre o aumento do número de casos de Dengue confirmados na região.
Sete focos de mosquito foram eliminados pelos agentes da vigilância em saúde.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do bairro, Juliana Freire, cinco casos foram registrados na última semana com duas pessoas que precisaram ser internadas. A moradora também conta que a Urca possui muitos imóveis antigos e abandonados que podem ser locais de proliferação de mosquitos.
A cidade do Rio de Janeiro registrou 44 casos prováveis de Dengue em 2022.
O Estado do Rio contabilizou 108 casos, mas, em relação ao mesmo período do ano passado, teve queda de 29,5% na notificação de casos de dengue neste ano.
A especialista em Gestão de Saúde da UFRJ, Cláudia Araújo, conta que o ideal é evitar os focos de contaminação.
Se a gente for comparar o número de casos de dengue no começo de 2022, relativamente ao começo de 2021, a gente tem uma taxa de incidência da dengue quase 50% maior agora, relata a especialista.
Em nota, a Secretaria municipal de Saúde do Rio disse que mantém ativo o plano de resposta para controle, promoção, proteção e prevenção das arboviroses.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes