Empresas de ônibus ganham quatro meses para colocar ar-condicionado em toda a frota

O motivo da prorrogação é o novo edital de licitação de todo o sistema que está sendo finalizado

Por Vinícius Calixto

Empresas de ônibus ganham quatro meses para colocar ar-condicionado em toda a frota
Só neste ano, o Detro aplicou 60 multas em empresas de coletivos que estavam sem ar-condicionado
Reprodução

Foi prorrogado para 31 de março de 2025 o prazo para as empresas de ônibus intermunicipais do Rio entregarem toda a frota com ar-condicionado. Antes, o limite era até o dia 30 de novembro. Segundo o Detro, o motivo da prorrogação é o novo edital de licitação de todo o sistema que está sendo finalizado. Uma das exigências do documento é a obrigatoriedade da frota 100% climatizada. 
 
Atualmente, 86% dos coletivos que circulam fora da capital fluminense possuem o equipamento de refrigeração. Apesar do número alto de veículos refrigerados, a sensação dos passageiros é outra. A reportagem da BandNews FM esteve na Central do Brasil, principal terminal rodoviário de ônibus intermunicipais do Rio, na manhã desta terça-feira (10), e conversou com usuários dos coletivos. 
 
Segundo os relatos, com a chegada do verão e previsão de forte calor, a preocupação com os ônibus sem ar-condicionado ou com o aparelho com defeito, é grande.

O porteiro Marcos Roberto sai todos os dias de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em direção ao Centro do Rio. Ele contou que, em alguns casos, prefere até pagar mais caro nos ônibus "frescões'' só para ter garantia de ar-condicionado. 
 
Só neste ano, o Detro aplicou 60 multas em empresas de coletivos que estavam circulando sem ar-condicionado. Um valor de mais de 132 mil reais. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais