Sambista Hélio Turco é enterrado nesta sexta-feira no Rio

O sepultamento aconteceu no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio

Por Priscila Xavier

Sambista Hélio Turco é enterrado nesta sexta-feira no Rio
Hélio Turco é sepultado no Cemitério São João Batista
Divulgação/Mangueira

Familiares e amigos se despediram nesta sexta-feira (9), do compositor mangueirense Hélio Turco. O sepultamento aconteceu no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O sambista morreu na quinta-feira (8), aos 87 anos. A causa não foi divulgada.

De acordo com a filha do compositor, Dayse Rodrigues, antes de morrer, o pai pediu para que a equipe médica colocasse para tocar o samba escrito por ele que, em abril, se tornou hino oficial do Dia Nacional da Consciência Negra no Rio.

Hélio Turco foi um dos maiores vencedores de sambas-enredo da Mangueira, escola onde desfilou durante toda a vida. Ao todo, foram 16 canções vencedoras na escola. Seis delas levaram a verde e rosa ao título de campeã do Carnaval carioca, o tornando o compositor com mais vitórias pela agremiação.

Para a neta de Hélio Turco, Gabriela Alves, será difícil pisar na Marquês de Sapucaí no próximo ano sem a presença do avô.

Além da composição, Hélio Turco também passou por diversos setores da Mangueira. Em 2021, tornou-se presidente de honra da agremiação, suscendendo Nelson Sargento, outro ícone da Verde e Rosa.

Mais notícias

Carregar mais