Obra do metrô da Gávea pode ser concluída em até 36 meses, afirma governador Cláudio Castro

A primeira fase é a retirada da água dos túneis subterrâneos, que tem 35 metros de profundidade

Por Guilherme Faria

Obra do metrô da Gávea pode ser concluída em até 36 meses, afirma governador Cláudio Castro
Obra do metrô da Gávea, na Zona Sul do Rio
Reprodução

Após quase uma década parada, a obra do metrô da Gávea, na Zona Sul do Rio, pode ser concluída em até 36 meses, de acordo com o governador Cláudio Castro. A afirmação foi dada durante evento de assinatura dos contratos para retomada da construção.

A primeira fase é a retirada da água dos túneis subterrâneos, que tem 35 metros de profundidade. Castro afirma que a essa etapa vai ser finalizada em breve.

Além do governador, o secretário de Estado de Transportes, Washington Reis, o presidente da concessionária Metrô Rio, Guilherme Ramalho e o presidente da Companhia de Transporte Sobre os Trilhos, Rafael Quaresma, também estavam presentes.

A retomada das ações no metrô chegou a ser adiada cinco vezes. Agora, as concessões foram unificadas e o MetrôRio passa a ter uma extensão do contrato com prazo até 2048.

O local recebeu um novo investimento sendo 600 milhões de reais da concessionária e 97 millhões de reais do Governo do Estado. O presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho, aponta que a linha 4 vai trazer benefícios para a população da região.

A promessa inicial era de que o público iria poder usar a estação da Gávea ainda em 2018, mas as obras foram paralisadas no meio de atrasos e polêmicas. O Tribunal de Contas do Estado chegou a verificar indícios de superfaturamento no projeto. Ao todo, foram investidos 9 bilhões de reais, enquanto o orçamento inicial era de 800 milhões de reais. Além disso, a construtora chegou a ser mencionada na operação Lava-Jato, em 2019.

O Tatuzão, como ficou apelidado o Boring Tunnel Machine, equipamento usada para escavar os túneis subterrâneos, está parado desde 2016. Castro afirma que a máquina não vai ser utilizada nessa etapa, mas vai ser útil nos próximos projetos. Ainda há uma expectativa que a linha metroviária cresça para a Zona Oeste, Baixada Fluminense e Niterói.

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