Em três anos, cerca de oito mil novas residências foram criadas na Zona Portuária do Rio, que passa por um amplo processo de revitalização. A informação é da Cury Construtora, responsável pelas obras. Um dos novos empreendimentos construídos pela empresa é o Residencial Heitor dos Prazeres, que vai contar com mais de 1700 unidades, divididas em dois condomínios. A previsão é de que as obras sejam concluídas em três anos.
O espaço fica na Rua General Luís Mendes de Morais, em Santo Cristo, e estava com as obras paralisadas até a chegada da construtora, que assumiu o serviço. Desde então, tem acontecido o trabalho de demolição de parte da estrutura anterior. O vice-presidente de negócios da Cury Construtora, Leonardo Mesquita, explica que a derrubada foi necessária para adequação do projeto.
(Demolição) total, não. A gente está aproveitando as fundações, a parte do primeiro pavimento... Mas a outra grande parte não teve jeito, realmente. Ele foi concebido com unidades em um tamanho muito grande, fora do que é o mercado hoje.
O serviço de demolição deve ser concluído em cerca de um mês, quando começa a nova etapa das obras. O Residencial Heitor dos Prazeres vai contar com dois condomínios: Colombina, com 500 unidades, e Pierrot, com 1.282 apartamentos. Somados, os espaços compreendem uma área de mais de 17 mil metros quadrados.
O retorno das obras era um desejo antigo de moradores e frequentadores da região. A revitalização dos espaços do Porto Maravilha é comemorada pelo associado da Aliança Centro Rio e sócio da RJDI, Raphael Zanola.
Avaliamos como muito positivo o desenvolvimento residencial do Centro. Essa iniciativa trará novamente dinamismo a uma região vital da nossa cidade. As pessoas que compraram e os novos clientes, sem dúvida, já viram os diferenciais (do Heitor dos Prazeres), entre as quais podemos destacar o amplo acesso a meios de transporte, é uma região muito conectada. Você pode ir daqui para qualquer região do Rio de Janeiro praticamente, e fora do Rio de Janeiro também. Além disso, você tem a questão de uma infraestrutura muito robusta, uma região que teve grandes investimentos ao longo dos últimos anos. A gente pode esperar que em breve teremos escolas, mais mercados, creches, padarias. Isso vai acontecer. A vinda dessas famílias todas vai trazer um dinamismo que há muito tempo a gente não via.
A expectativa é que a população da região chegue a 100 mil habitantes nos próximos anos. No Residencial Heitor dos Prazeres, os moradores vão ter acesso a uma infraestrutura de lazer com piscina, quadras, churrasqueira, salão de festas, minimercado, e outros espaços.
A Cury Construtora também tem outros canteiros de obras na Zona Portuária. O espaço em que está sendo construído o Residencial Heitor dos Prazeres abrigaria o Porto Vida, que teria cerca de 1.300 apartamentos, mas as obras, sob responsabilidade de um consórcio formado pelas empreiteiras Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia, pararam em 2014, menos de 40% concluídas.