Obras do primeiro hub de educação e tecnologia no Porto Maravilha são iniciadas

O objetivo da Prefeitura do Rio é transformar a cidade na capital da inovação e da tecnologia

Por Thuany Dossares

A entrega do projeto Porto Maravalley está prevista para o primeiro semestre de 2023 Thuany Dossares
A entrega do projeto Porto Maravalley está prevista para o primeiro semestre de 2023
Thuany Dossares

Está previsto para o final do primeiro semestre de 2023 a entrega do projeto Porto Maravalley, que vai estar dividido entre empresas tecnológicas e a formação de novos profissionais da área. As obras do Pomar foram iniciadas nesta quinta-feira (17), num galpão de dez mil metros quadrados na Zona Portuária do Rio. 

O objetivo da Prefeitura do Rio é transformar a cidade na capital da inovação e da tecnologia. Para isso, o espaço vai reunir startups, hubs, investidores e corporações de tecnologia, que tragam mais conhecimento e riqueza para o município, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões. 

Além disso, o espaço também vai sediar um campus do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que vai oferecer, pela primeira vez, graduação com ênfase em Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física. O diretor geral do Impa, Marcelo Viana, conta que a ideia também é democratizar o ensino, já que os alunos serão escolhidos a partir do desempenho deles em Olimpíadas de conhecimentos, que contemplam muitas escolas públicas de todo Brasil. 

A graduação será gratuita e deve começar no primeiro semestre de 2024. O projeto também prevê que esses alunos iniciem suas experiências no mercado realizando estágios nas empresas que estão no galpão do Porto Maravalley. 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirma que o Pomar é um passo fundamental para a economia e crescimento da cidade. 

O Porto Maravalley faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária e do Centro do Rio e vai custar R$ 30 milhões aos cofres públicos. 

Mais notícias

Carregar mais