ONG promove treinamentos para prevenção de enchentes e deslizamentos

Tomar as medidas corretas em área de risco durante um temporal, ajudar outras pessoas durante um deslizamento estão entre as medidas abordadas

Por Mariana Albuquerque

ONG promove treinamentos para prevenção de enchentes e deslizamentos
O treinamento, nomeado Agente Capaz SOS Serra, vai ser distribuído ao longo de três meses
Fernando Frazão/Agência Brasil

Saber tomar as medidas corretas em área de risco durante um temporal, ajudar outras pessoas durante um deslizamento ou enchente e aprender como usar um pluviômetro caseiro.  

São alguns dos objetivos dos treinamentos presenciais, e gratuitos, aos petropolitanos, que ocorrem no galpão da associação, no Quitandinha, na Região Serrana do Rio.  

A iniciativa é da SOS Serra, em parceria com a  Ong Humus, que vai disponibilizar, no total, seis treinamentos. Dois ocorrem nesta semana: quarta-feira e quinta-feira. A ideia da associação é ampliar o número de treinamentos se houver demanda por mais meses de treinamento.

A medida, além de ser importante até mesmo apenas em casos de chuva leve a moderada, se dá principalmente após a tragédia das fortes chuvas em Petrópolis, em 2022, que matou 238 pessoas. Nesta quarta-feira (15), a tragédia marca um ano, e a Prefeitura de Petrópolis decreta luto oficial em memória e respeito às vítimas e solidariedade às famílias e amigos.

No treinamento, o morador de Petrópolis vai poder aprender alguns temas, entre eles: possíveis rotas de fuga, treinamento básico de primeiros socorros, como sair de veículos em enchentes e ajudar a retirar vítimas de escombros, em locais de menor risco. Além desses temas, também serão ensinados conceitos de desastres e mudanças climáticas, da segurança do local, de como têm início as enchentes, inundações e deslizamentos e como construir um pluviométrico caseiro para monitorar as chuvas.

O treinamento, nomeado Agente Capaz SOS Serra, vai ser distribuído ao longo dos meses de fevereiro, março e abril. Por mês, serão dadas duas aulas, de oito horas cada, para até 30 pessoas por dia, que vão ser capacitadas em Prevenção e Resgate. Para se inscrever e participar, é só entrar no site www.sosserra.org

A Associação SoS Serra lembra que, em áreas de maior risco, a retirada de pessoas deve ser feita pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, assim como o fato de o treinamento não substituir a atuação competente das instituições.

Mais notícias

Carregar mais