Operação da Usina Termelétrica Gás Natural Açu II deve começar em 2025

Lançamento da pedra fundamental da usina ocorreu nesta segunda-feira (31)

Gustavo Sleman

Projeto vai gerar energia suficiente para abastecer 8 milhões de residências Alan Santos/PR
Projeto vai gerar energia suficiente para abastecer 8 milhões de residências
Alan Santos/PR

Deve ter início em janeiro de 2025 a operação comercial da Usina Termelétrica Gás Natural Açu ll, no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Segundo o Governo Federal, o projeto vai gerar energia suficiente para abastecer 8 milhões de residências.  

O lançamento da pedra fundamental da usina ocorreu nesta segunda-feira (31). O empreendimento, que tem apoio da iniciativa privada, possui contrato para fornecer energia por 25 anos. Segundo o presidente da República Jair Bolsonaro, que participou do evento, a nova térmica faz parte do que é considerado o maior parque de geração de gás natural da América Latina.  

No ano passado, já havia ocorrido a inauguração da GNA I. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a usina aberta em 2021 foi importante para superar a crise hídrica enfrentada pelo país.

Durante a agenda, também foram anunciadas melhorias no acesso rodoviário ao Açu e a construção de uma ferrovia privada, que vai conectar o Porto do Açu à malha ferroviária nacional. Ao todo, vão ser investidos cerca de R$ 6 bilhões nos três empreendimentos, que de acordo com a União devem promover a geração de mais de 70 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos.  

Com 41 km de trilhos, a estrada de ferro vai contar com investimentos de R$ 610 milhões. A iniciativa, parte do programa Pró-Trilho, tem a previsão de gerar mais de 4 mil empregos na região.  Para o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o projeto pode revolucionar o cenário de transportes do país.

Antes da cerimônia em São João da Barra, o presidente Jair Bolsonaro esteve no Polo GasLub, antigo Complexo Petroquímico, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. Nesta segunda (31), a Petrobras iniciou os testes na nova Unidade de Processamento de Gás Natural. Segundo o Planalto, a iniciativa integra o escopo do Projeto Rota 3, que vai ter a capacidade para escoar e processar 21 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural do polo pré-sal da Bacia de Santos. 

Mais notícias

Carregar mais