Vai até o dia 27 de setembro a Operação Mata Atlântica em Pé, maior ação de combate ao desmatamento do bioma em todo o país. Dezessete estados realizam ações de fiscalização simultaneamente.
No Rio, o Ministério Público, o Instituto Estadual do Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade realizam a operação, que está na sétima edição nacional.
No ano passado, foram identificados quase 18 mil hectares de supressão ilegal de vegetação nativa da Mata Atlântica durante a operação nacional, o que equivale a cerca de 18 mil campos de futebol.
Durante o trabalho, as equipes visitam áreas com possível ocorrência de degradação ou realizam fiscalização remota, com auxílio da tecnologia.
Em 2024, a ação é coordenada nacionalmente pelo Ministério Público de Minas Gerais e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA).
Participam da Operação Mata Atlântica em Pé os estados de: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.