Pacientes com consulta no Hospital do Olho de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, passam mais de 10 horas na fila para acessar a unidade de saúde. Algumas pessoas chegam durante a madrugada. O tempo para ser chamado para a consulta também é lento e chega a 6 meses de espera.
Essa foi a situação do Francisco Ferreira, que entrou na fila por volta das 4 horas da manhã e só conseguiu ser chamado para a consulta às 16h. Ele teve medo de que não fosse mais fazer a cirurgia prevista.
Segundo os pacientes ouvidos pela reportagem, apesar do agendamento, o acesso ao hospital é por ordem de chegada.
Idosos ainda reclamam que precisam pegar uma senha na porta da unidade e depois entrar pelos fundos do prédio, tendo que passar por uma subida para acessar o local. Quem denuncia é a acompanhante de um paciente Cristiane Martins.
A reportagem da BandNews FM procurou a Prefeitura de Duque de Caxias, que disse unidade recebe grande demanda de outras cidades, chegando a atender 60% de pacientes vindos de outros municípios.
Segundo os pacientes, as filas gigantes são diárias. No entanto, depois que a reportagem acionou a assessoria de imprensa da prefeitura, não havia fila no local.
A ouvinte Keylla Marques acompanhou uma paciente na manhã desta quarta-feira (21) e se surpreendeu quando viu a região vazia. Depois de entrar no hospital, ela descobriu que a fila tinha sido colocada para dentro da unidade.
A nota da Prefeitura de Caxias afirma ainda que o problema das filas no Hospital do Olho só será amenizado quando outros municípios começarem a investir em unidades especializadas para uma melhor distribuição dos pacientes.