Passageiros que tentam usar o novo sistema de bilhetagem "Jaé" reclamam da instabilidade no pagamento por QR Code e nas máquinas de recarga do BRT. O sistema também já foi implementado nos ônibus convencionais, vans e no VLT.
A reportagem da BandNews FM percorreu todos os quatro modais que o "Jaé" atende e constatou os problemas em alguns terminais do BRT.
Na estação Fiocruz, do corredor Transbrasil, a reportagem não conseguiu pagar a passagem pelo leitor de QR Code. Na estação Vasco da Gama, que atende ao mesmo corredor, a máquina de compra e recarga de cartões estava com defeito.
No Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, um dos principais da cidade e que conecta três corredores do BRT, usuários relatam os mesmos problemas com a instabilidade.
O consórcio que administra o "Jaé" disse que as equipes procuram resolver o problema dentro do prazo estipulado de 3 horas e que conta com dezoito técnicos diariamente em todas as estações testando todas as máquinas.
Outro problema registrado pela reportagem foi a falta de validadores do "Jaé" nas vans da Zona Norte. Os poucos veículos que tinham o equipamento estavam com o validador coberto.
A empresa que administra o novo sistema de bilhetagem afirmou não saber o motivo das vans cobrirem o validador e que isso deve ser investigado pela fiscalização. 30% das vans e dos chamados “cabritinhos” ainda não tiveram os equipamentos instalados.
Nas linhas municipais e no VLT, a reportagem não identificou problemas.
Atualmente, apenas 1% dos embarques no transporte público municipal é feito pelo “Jaé”. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, 100% dos ônibus da cidade, BRTs e VLTs estão equipados com os novos validadores, o que já possibilita a integração entre estes modais através do Bilhete Único Carioca.