De patrimônio cultural dos cariocas a um estabelecimento que não conseguiu juntar recursos para reabrir desde 2019, o Bar Luiz teve a falência decretada pela Justiça recentemente. Fundado em janeiro de 1887, o bar, que ainda é tombado por sua importância histórica, completou 135 anos em 2022. O restaurante fica na Rua do Carioca, no Centro do Rio.
De 2013 a 2018, o faturamento anual do Bar caiu pela metade. No entanto, o começo do processo de recuperação judicial e posterior falência se deu em 2017, com o afastamento de Rosana Santos, atual administradora do restaurante, para tratamento de câncer, além da especulação imobiliária na região do Centro do Rio e a crise econômico-financeira.
No dia 7 de setembro de 2019, o Bar fechou as portas pela primeira vez.
Para Rosana, um dos principais motivos para o fechamento foi a falta de segurança pública na região do Centro do Rio à época.
"A falta de segurança na rua era demais. Era uma confusão. Tinha também problemas de iluminação, ai veio as obras do VLT, a inversão da Rua da Carioca. Em setembro, achei que a melhor solução era fechar o Bar Luiz", diz ela
Depois, com apoio de clientes, se manteve aberto. Com a pandemia de Covid-19, o estabelecimento não suportou as consequências econômicas e teve que fechar.
Rosana diz que depois do primeiro isolamento social em decorrência da disseminação do vírus, o Centro do Rio não era mais o mesmo. No entanto, ela afirma que ainda dá pra recuperar o Bar se um investidor acreditar na retomada do restaurante.
“A gente chegou a reabrir depois do primeiro lockdown, mas o Centro do Rio já não era mais o verdadeiro Centro do Rio. Se a partir do processo de falência, ainda tem alguma maneira de recuperar? Acho que sim, mas precisamos de um investidor”, explica ela.
Em novembro do ano passado, o restaurante chegou a anunciar uma expectativa de retorno para o dia 3 de janeiro deste ano, mas isso não foi possível. A administração do espaço chegou a realizar três financiamentos coletivos, que não foram suficientes para a reabertura.
O bar já teve dois nomes diferentes, antes de ser conhecido como Bar Luiz. Em 1926, a tradicional salada de batata começou a ser introduzida no cardápio do até então Bar Adolph. O bolinho de carne, croquete, bisteca de porco e a sobremesa de maçã também apareceram pela primeira vez há cerca de 96 anos e não saíram do cardápio até o fechamento do estabelecimento.
Eleito por diversas vezes o "bar mais carioca do Rio de Janeiro", o Bar Luiz também já foi reconhecido como detentor do melhor chope da cidade.
Em 1994, Rosana Santos assume a gestão do Bar Luiz, com a morte do marido. Em 26 anos de administração, o estabelecimento se modernizou, passou a contar com controle de estoque, mercadorias, instalação de câmeras de segurança, entre outros investimentos.
O Bar Luiz foi o primeiro restaurante da cidade a receber a Certificação de Práticas de Alimento Seguro, emitida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em conjunto com o SEBRAE e a Prefeitura.
Há dois anos, o total da relação de credores do Bar Luiz passava de R$ 1 milhão e 900 mil. A maioria do montante é relativo a funcionários.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, o pedido de falência foi solicitado pelo administrador judicial da recuperação judicial do Bar. A decisão prevê ainda que o bar seja lacrado.