Até hoje nenhum tipo de regulamentação foi criada para sanções contra quem dirige bicicletas elétricas e não respeita as regras impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito. A fiscalização é feita pela Guarda Municipal apenas para orientação. Enquanto isso, os pedestres continuam expostos aos riscos de quem só anda pela ciclovia em alta velocidade.
A reportagem da BandNews FM percorreu as orlas das praias da Barra da Tijuca, Recreio, Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon. Na Zona Sul, a insatisfação foi unânime. Isso porque em um intervalo de meia hora, mais dez bicicletas foram flagradas, inclusive, subindo o calçadão.
A velocidade máxima permitida para as bicicletas elétricas é de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres.
Já nas em ciclovias e ciclofaixas a velocidade máxima é de 20 km/h e o equipamento precisa ter o uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral.
Mas a reportagem da BandNews FM não flagrou apenas modelos de bicicletas elétricas. Os ciclomotores, que são os veículos de duas ou três rodas com motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm³ ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW, e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h. Também circulavam tranquilamente pela ciclovia.
O especialista em prevenção e segurança no trânsito, Fernando Pedroza, explica que os condutores de ciclomotores precisam ter uma autorização do Detran ou carteira de habilitação na categoria A. Além disso, esses veículos não são permitidos nas ciclovias.