Notícias

Pelo menos 11 cidades do RJ têm ocupação máxima de leitos de Covid-19

Apesar do crescimento da demanda, taxa de ocupação de UTI no estado era de 62,9% nesta quinta-feira (28)

Andrezza Buzzani e Pedro Dobal

Estado tem em torno de 3 mil leitos destinados à Covid-19
Estado tem em torno de 3 mil leitos destinados à Covid-19
Reprodução/Prefeitura do Rio

Dez cidades do estado do Rio já atingiram ou ultrapassaram a ocupação máxima de leitos de enfermaria ou de UTI para a Covid-19, sendo a maior parte no interior. Nesta quinta-feira (27), a situação acontecia em 14 municípios.

Apesar do crescimento da demanda nas cidades em que a capacidade de atendimento é menor, a taxa de ocupação de UTI no está em cerca de 63%. Na cidade do Rio, o índice é de 55%.

O estado tem em torno de 3 mil leitos destinados à Covid-19. Na capital fluminense, 100 novos leitos de enfermaria e 35 de UTI vão ser abertos nos seis hospitais federais. Na rede municipal, 400 acomodações já foram reabertas e mais 70 também devem ser convertidas para atendimento de casos de Covid-19.

O médico sanitarista da Fiocruz Christovam Barcellos alerta que a interiorização da variante ômicron e o aumento de casos em cidades com menor capacidade de atendimento pode provocar uma nova crise no sistema de saúde.

O secretário estadual de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe, também acredita que a transmissão da doença deve aumentar no interior do estado. Ainda segundo ele, há uma tendência de estabilidade na Região Metropolitana, mas ainda é preciso mais alguns dias para caracterizar melhor a situação.

Nesta sexta-feira (28), foram confirmados 14 óbitos e 20.761 novos casos de Covid-19 na capital fluminense. Desde o início do ano, são 177 mortes e 248 mil notificações da doença.

Em menos de um mês, a cidade do Rio conseguiu ultrapassar o número de casos registrados ao longo de todo o ano de 2020.

Tópicos relacionados