
Pelo menos 117 eventos esportivos com impacto financeiro vão ser realizados na cidade do Rio de Janeiro durante o ano de 2025. O número representa um aumento de 50% se comparado com 2024, quando 78 eventos deste tipo foram sediados na Capital Fluminense.
Os dados foram apresentados nesta terça-feira (18) pela Prefeitura e pela Visitrio, fundação privada de utilidade pública sem fins lucrativos.
Entre os destaques do calendário esportivo estão o Rio Open, torneio de tênis já em andamento, a Liga das Nações de Vôlei, o Campeonato Pan-Americano de Esgrima, o triatlo de meia distância Ironman 70.3 e a Meia Maratona do Cristo.
Para o secretário municipal de esportes, Guilherme Schleder, a cidade possui as condições de receber qualquer evento esportivo.
O Rio de Janeiro tem a vocação do esporte mundial, não tem um evento esportivo que não acontece no Rio de Janeiro pela pessoa achar o Rio de Janeiro ruim. Pode ter outras coisas, uma outra cidade que dê um patrocínio maior, uma outra coisa, mas o cara vir no Rio de Janeiro, fazer um teste pro seu evento, olhar as condições do Rio de Janeiro pra receber o seu evento, eu não tenho dúvida nenhuma que é a melhor cidade pra fazer qualquer tipo de evento.
Em 2024, os eventos esportivos representaram 16% do total de eventos realizados na cidade. Para este ano, a meta é atingir 20%.
A expectativa é receber 690 mil participantes nas competições, com um impacto financeiro na economia carioca de R$ 2,2 bilhões.