Pessoas a partir de 5 anos podem tomar vacina contra a variante XBB da Covid-19

A Prefeitura do Rio anunciou a ampliação do público alvo da campanha nesta quinta-feira (15)

Por Daniel Henrique

Pessoas a partir de 5 anos podem tomar vacina contra a variante XBB da Covid-19
Vacina XBB
Reportagem BandNews FM

Cerca de 54 mil doses da vacina contra a variante XBB da Covid-19 estão disponíveis para pessoas a partir dos 5 anos de idade.

A Prefeitura do Rio anunciou a ampliação do público alvo, já que antes, o imunizante era aplicado apenas em idosos, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários.

No entanto, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, explica que depois que as doses são descongeladas, elas passam a ter um prazo de validade.

Toda vez que a gente faz o desgelo da XBB, ela tem que ser aplicada em 30 dias. Então quando não aplica nos grupos prioritários nas duas primeiras semanas, as duas semanas consecutivas a gente abre pra toda população. A gente tem uma alta cobertura vacinal pra Covid na cidade do Rio, só que a gente precisa lembrar que essa cobertura vai caindo ao longo do tempo. Então é importante sempre fazer a dose de reforço, ainda mais com uma vacina atualizada já para nova variante XBB, que é uma subvariante da variante Ômicron, disse o Soranz.

A ampliação acontece por um tempo limitado. Quem tem a partir de cinco anos e tomou a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos um ano, tem até o dia 25 de agosto para receber o imunizante XBB.

Depois do prazo, a vacinação volta a ficar restrita para os grupos prioritários.

O empresário Leonardo Santana foi até o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul. Ele aproveitou que tinha um exame marcado nesta quinta-feira (15) e se vacinou.

Eu tinha um exame marcado aqui, aproveitei e coloquei meu calendário em dia. Passamos por um momento muito cruel, há 3 anos, e é bom a gente se cuidar pra que isso não volte. Eu acho que a hora é essa, mais uma vez, mais uma oportunidade. A vacina salva vidas. O momento é esse de vir, se vacinar e se cuidar, pra evitar que essa doença volte de novo no Brasil, afirma Leonardo.

A cidade do Rio registrou 700 internações e 90 óbitos pela doença em 2024. Apesar dos números, a Secretaria  Municipal de Saúde avalia o cenário como estável, mas reforça a importância das doses de reforço para que a população mantenha a alta cobertura vacinal.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais