Pessoas que fizeram penteados para o Rock in Rio deste ano e usaram pomadas modeladoras para fixar o cabelo relatam terem sofrido ceratite ocular, uma inflamação na córnea, que resultou em cegueira temporária.
A estudante Maria Eduarda Lira disse que teve que sair mais cedo do Rock in Rio, no sábado (7), porque estava com a visão embaçada, após pegar uma forte chuva. Ela chegou a achar que o problema fosse a lente de contato, mas depois percebeu que foi a pomada, que escorreu para a vista.
A jovem ainda contou que, ao expor a situação na internet, recebeu várias mensagens de meninas que fizeram trança ou outros penteados, usaram a pomada e passaram pela mesma situação.
A mãe de Maria Eduarda, a enfermeira Fernanda Lira, relatou que, inicialmente, os médicos acharam que ela estivesse com uma conjuntivite alérgica, mas, depois, descobriram que era uma inflamação na córnea. Ela ficou quase três dias sem enxergar e relatou crise de ansiedade por achar que perderia a visão.
O médico e diretor técnico que atendeu Fernanda no Hospital Oftamológico Santa Beatriz, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, Fabricio Vargas, disse que, na mesma semana, recebeu outras pacientes com a mesma queixa.
Em nota, a Anvisa disse que a pomada relatada por uma das meninas, a Alfa Look's for men, do fabricante SL Indústria e Comércio está regularizada junto à Anvisa. O órgão alertou, porém, que, nesses casos, é importante verificar as indicações de uso e relatar qualquer evento adverso pelo site pesquisa.anvisa.org.br.