Com melhor desempenho mensal da produção operada do pré-sal em setembro,a Petrobras bateu recorde na produção de óleo e gás no terceiro trimestre deste ano, com a marca de 3,98 milhões de barris de óleo equivalente (BOE), 7,8% acima do registrado nos três meses anteriores.
Apenas em setembro, a estatal produziu 4,1 milhões de barris, 6,8% superior a agosto. De acordo com a petroleira, o resultado se deve principalmente ao crescimento da produção das plataformas Almirante Barroso e P-71. Ambas operam no pré-sal da Bacia de Santos.
Conforme a empresa, as unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, que operam na Bacia de Campos, e o menor número de paradas para manutenção das plataformas contribuíram para o resultado no período.
Em nota, o presidente da estatal Jean Paul Prates pontuou o aumento do portfólio da companhia: "Batemos recordes trimestral e mensal de produção operada e nossos resultados comprovam a alta produtividade do pré-sal, esse gigante que coleciona resultados excepcionais. Além disso, desde dezembro do ano passado, já colocamos em operação quatro novas plataformas de produção."
A Petrobras alcançou também a produção acumulada de mais de 27 bilhões de barris de óleo equivalente (BOE) no terceiro trimestre. Do total, dois terços foram atingidos apenas nos últimos 20 anos através do desenvolvimento de matrizes em águas profundas e ultraprofundas. A empresa ainda afirmou que está revisando sua projeção de produção de óleo e gás, que será divulgada junto aos resultados do terceiro trimestre