Petrobras é denunciada ao TSE por evitar que funcionários participem de eleições

Federação Única dos Petroleiros encaminhou denúncia após empresa tentar proibir a atuação dos funcionários como mesários

Mariana Albuquerque

Empresa foi denunciada ao TSE Fernando Frazão/Agência Brasil
Empresa foi denunciada ao TSE
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Federação Única dos Petroleiros envia uma denúncia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a tentativa da Petrobras de evitar que os funcionários participem das eleições deste ano na função de mesários.

A denúncia da FUP inclui a tentativa de proibição até mesmo daqueles que já tinham sido chamados pela Justiça Eleitoral. Ela foi feita por um requerimento encaminhado ao presidente do Tribunal, Edson Fachin.

No ofício da estatal encaminhado às zonas eleitorais, a Petrobras teria alegado não ceder os trabalhadores por impossibilidade de recomposição da equipe na jornada anterior e no domingo das eleições, além dos custos de pagamento de horas extras para funcionários não convocados trabalharem neste dia, na estatal.

A Federação alega que esse pedido viola os direitos dos trabalhadores de livre participação nas eleições.

Procurada, a Petrobras disse que a informação não procede. Que a empresa enviou carta aos Tribunais Regionais Eleitorais sugerindo que, em caso de convocação, sejam priorizados os que atuem em área administrativa para minimizar o impactos às atividades operacionais.

Mais notícias

Carregar mais