
A Petrobras e a Vale firmam um acordo para a produção de soluções de baixo carbono. Dentre os produtos incluídos na parceria, está a produção de combustíveis sustentáveis, como metanol, hidrogênio verde e diesel renovável.
A parceria prevê também a avaliação de potenciais acordos comerciais para fornecimento de combustíveis de baixo carbono produzidos pela Petrobras para consumo nas operações da Vale.
O anúncio vem ao encontro da proposta das empresas em tornarem sua produção ainda mais verde.
Entre os cinco maiores consumidores de energia elétrica do país, a Vale tem um potencial de diversificar o consumo para alternativas mais sustentáveis.
Recentemente a mineradora tem divulgado a proposta de eletrificar a própria frota de trens e caminhões.
Já a Petrobras inaugurou uma Diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade, chefiada por Mauricio Tolmasquim.
Nesta quinta-feira (28), em um evento no Rio, Tolmasquim afirmou que a meta da parceria é de anunciar metas concretas até julho de 2024. O diretor mencionou a possibilidade de se utilizar amônia verde em locomotivas e na indústria siderúrgica.
No entanto, no mesmo evento, Maurício Tolmasquim não descartou o investimento em minerais considerados inviáveis ambientalmente como o lítio.
Em entrevista à BandNews FM no início de agosto, o diretor disse que os planos de "esverdear" a Petrobras e a transição energética não se fazem da noite para o dia.