A Polícia Federal cumpre cinco mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (9) durante a investigação de irregularidades na contratação de uma empresa que fornece insumos médicos-hospitalares para a Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Os mandados estão sendo cumpridos na casa dos investigados e na unidade de saúde. De acordo com as investigações, que começaram em agosto deste ano, a contratação da empresa supera R$ 3 milhões de reais e os insumos foram comprados com valores superfaturados. Boa parte dos materiais comprados sequer foram entregues.
Segundo a PF, a Justiça determinou o afastamento dos gestores da Santa Casa de Misericórdia de Campos, que estão proibidos de entrar no hospital. Os investigados podem responder pelo crime de peculato, que é a apropriação ou desvio de bem público pelo servidor.
A reportagem tenta contato com a administração da unidade de saúde, mas ainda não obteve retorno.
A operação da Polícia Federal foi batizada de Expulsão dos Batavos, referenciando um evento histórico na Santa Casa de Misericórdia de Olinda, em Pernambuco, um dos primeiros hospitais do Brasil, que fio saqueado e incendiado durante a invasão holandesa. Após a expulsão dos batavos, o hospital foi restaurado.