Polícia busca criminosos acusados de extorquir motoristas de aplicativo no Rio

Segundo relatos, os traficantes obrigam os trabalhadores a fazer pix para serem liberados de sequestro na Ilha do Governador

Polícia busca criminosos acusados de extorquir motoristas de aplicativo no Rio
Motoristas de aplicativo registraram ocorrência na delegacia da Ilha do Governador
Reprodução/Internet

A Polícia Civil já identificou criminosos acusados de envolvimento no sequestro e extorsão de motoristas de aplicativo que circulam na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. A Delegacia da região tenta localizar e responsabilizar criminalmente os suspeitos.  

Segundo relatos, os traficantes solicitam viagens e, quando o motorista chega ao local para pegar o suposto passageiro, acaba sendo abordado e conduzido para uma das comunidades da região: Dendê, Guarabu ou Bancários.  

Na favela, os bandidos, tomam o celular, a chave do carro e vasculham o telefone do motorista para verificar se há envolvimento com outra facção ou com policiais.

Depois, eles exigem o pagamento de um valor em espécie para liberar a vítima. Caso o motorista queira continuar trabalhando na Ilha do Governador, fica obrigado a pagar uma taxa semanal de R$ 60,00 aos criminosos.

Áudios que circulam nas redes sociais denunciam o crime, que está sendo investigado.

“E aí eles rendem a gente e leva pra dentro da comunidade, vai pegando a gente, manda a gente aguardar sentado lá no chão da comunidade lá, e aí vai chegando, vai chegando mais Uber que cai nessas emboscadas. E aí depois eles liberam a gente, agora quem não tem dinheiro sofre agressão. Só um alerta sobre a Ilha do Governador, estou desde 8h na favela, me liberaram agora, pegaram 23 Uber, mandou todo mundo fazer pix pra poder ser liberado. O cara falou que não quer mais uber dentro da Ilha. Quem conhecer aí, familiar que é Uber, esquece Ilha, esquece Ilha! O máximo é Galeão.”

Em nota, a Polícia Militar disse há uma parceria com as empresas de aplicativos de transporte, com o botão "Ligar para a polícia", que atende tanto passageiros como motoristas, onde os operadores do Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom) são acionados e recebem a localização em tempo real, permitindo a chegada do policial mais rápido ao local.

Mais notícias

Carregar mais