A Polícia Federal cumpre 39 mandados de prisão e 47 de busca e apreensão em duas ações simultâneas contra o tráfico internacional de drogas. Doze pessoas foram presas até então.
Na Operação Turfe, as investigações, que já duram cerca de 18 meses, desvendaram a existência de um grupo responsável pela compra de drogas em países produtores, como Bolívia e Colômbia, logística de transporte e envio para a Europa. As equipes estão no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. Há ações, ainda, no Paraguai, Espanha e Emirados Árabes.
Ao todo foram apreendidas, ao longo da investigação, mais de oito toneladas de cocaína tanto no Brasil, quanto na Europa. R$ 11 milhões foram apreendidos.
A ação investiga a lavagem de dinheiro milionária na compra de cavalos de corrida.
Já a Operação Brutium tem como alvo uma quadrilha responsável pelo tráfico internacional de cocaína com apoio das duas maiores facções criminosas do Brasil: PCC e Comando Vermelho. Os mandados são cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
A investigação contou com a colaboração das forças de segurança da França, Marrocos, Bélgica e Espanha, além da agência antidrogas americana, o DEA.
Foram apreendidas duas toneladas de cocaína no Brasil, na Europa e na África, e R$ 3,5 milhões de reais.