Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos durante operação Aquarium, da Polícia Federal, contra o comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
Durante a ação, foram encontrados animais que podem fazer parte da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, na mesma região.
Eles foram apreendidos e serão soltos.
A investigação começou depois do Ibama divulgar um relatório de fiscalização com informações de um galpão de uma companhia aérea no Aeroporto Internacional de Belém. No local, foi encontrada uma carga com 22 peixes ornamentais de diversas espécies.
Segundo o relatório, o material havia sido comercializado por uma empresa sediada em São Pedro da Aldeia. A fiscalização constatou que a nota fiscal apresentada não correspondia aos animais da carga, que já chegaram mortos no destino final. Entre as espécies que tinham sido entrgues, estava uma estrela-do-mar que consta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
A investigação da Polícia Federal também apontou que a proprietária da empresa alvo da ação já havia sido investigada e indiciada em 2020 por comércio ilegal de animais marinhos ameaçados de extinção.
Agora, ela deve responder pelos crimes de comércio ilegal de animais de espécie rara ou considerada ameaçada de extinção e falsidade ideológica, além de outros delitos que possam surgir no decorrer da investigação.