A Polícia Civil prende o criminoso apontado como chefe de uma das maiores quadrilhas de assaltantes de bancos na Região Metropolitana do Rio. Rafael Alexandre da Silva, o Doce, foi encontrado em uma comunidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na sexta-feira (7).
Segundo as investigações, a quadrilha é responsável por pelo menos seis roubos, apenas em 2022. Na operação da Delegacia de Roubos e Furtos, não houve confrontos entre os bandidos e policiais.
Toda a ação dos criminosos era planejada por bandidos do Complexo do Alemão. A região servia como ponto de encontro do bando, que depois seguia para os assaltos.
Segundo o delegado Luiz Henrique Marques, quadrilha usava uma arma falsa que não era detectada, rendia os vigilantes e seguia para os roubos.
Imagens de câmeras de segurança registraram a ação dos criminosos em três assaltos. Na Vila da Penha, na Zona Norte do Rio, depois de renderem os vigilantes, os bandidos vão até o gerente para roubar o dinheiro que está no cofre. Enquanto isso, uma mulher, integrante da quadrilha, faz a limpa nos caixas. Os ladrões colocam o dinheiro nas bolsas e fogem.
As investigações apontam que Doce entrava na agência com mochilas e bolsas depois que os vigilantes já tinham sido rendidos. Pelo menos dois bandidos armados ficavam do lado de fora do banco fazendo a cobertura da ação. Os criminosos usam coletes de mototaxistas para fugir com os comparsas.
Em julho, o sexto grande assalto dos bandidos a uma agência em Ramos, também na Zona Norte, foi frustrado por uma reação de um dos vigilantes. As imagens mostram o momento em que um dos integrantes da quadrilha entra na agência e saca a arma de brinquedo. Os clientes se jogam no chão desesperados e os seguranças do banco reagem. Um assaltante acabou baleado e foi preso. Jhonson Luis Alemonge Coelho Guimarães, de 40 anos, tinha diversas passagens por roubo e tráfico de drogas.