Polícia vai indiciar cúpula do Comando Vermelho pelos roubos de carros no fim de semana

Segundo levantamento da Bandnews FM, entre sexta e domingo, 600 veículos foram roubados em todo o Estado

Por Clara Nery

Polícia vai indiciar cúpula do Comando Vermelho pelos roubos de carros no fim de semana
Nesta quinta-feira, a Polícia Civil realizou mais uma etapa da Operação Torniquete, contra roubos de cargas e carros
Reprodução

A Polícia Civil vai indiciar toda a cúpula do Comando Vermelho pelos roubos praticados nesse fim de semana no Rio de Janeiro. A informação foi dada pelo secretário Feli Cury, durante coletiva nesta quinta-feira (06). Segundo levantamento da Bandnews FM, entre sexta e domingo, 600 veículos foram roubados em todo o Estado.

Nesta quinta-feira, a Polícia Civil realizou mais uma etapa da Operação Torniquete, contra roubos de cargas e carros. A ação foi realizada no Complexo da Maré, na Zona Norte, no Ceará, Bahia, Goiás e Santa Catarina.  

Cinco pessoas foram presas e uma morreu. De acordo com as investigações, as cargas roubadas eram enviadas para outros estados.

Durante a ação, uma BMW com a blindagem furada e transformada em uma espécie de minicaveirão para atirar contra rivais e policiais militares foi encontrada na Maré. O veículo vai passar por perícia.

Segundo a polícia, os criminosos fizeram várias perfurações nos vidros do carro de luxo, por onde passavam os canos dos fuzis e atiravam quando necessário.

De acordo com o delegado Fábio Asty, os agentes tentam entender como os bandidos conseguiram fazer um buraco tão grande na blindagem.

O objetivo da operação era cumprir 74 mandados de busca e apreensão na Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré e endereços ainda no Ceará, Bahia, Goias e Santa Catarina, com apoio das polícias de cada estado.

A polícia encontrou ainda um "escritório" do Comando Vermelho onde eram planejados roubos de cargas. Computadores e bloqueadores de GPS foram apreendidos e serão periciados.

A polícia identificou dois chefes dessas quadrilhas voltadas ao roubo de cargas. Jack Cargas e Russo já são foragidos da Justiça.

O delegado Luiz Eduardo Moura explica que os carregamentos de celulares roubados eram enviados para o Ceará e que carros roubados iam para a Bahia. Há também indícios de envio de cargas roubadas para Santa Catarina e Goiás.

De acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, os criminosos teriam movimentado mais de 18 milhões de reais entre os anos de 2022 e 2023.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais