A Corregedoria da Polícia Civil e o Ministério Público do Rio realizam a operação "Cinquecento" contra agentes acusados de extoquir uma vítima de um assalto na Região dos Lagos.
A ação visa cumprir dois mandados de prisão preventiva e cinco e busca e apreensão em imóveis dos policiais civis na capital fluminense, em São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios e Saquarema.
A investigação começou após uma denúncia em uma rede social de uma vítima que teve a motocicleta roubada. Segundo a postagem, durante o procedimento da recuperação do veículo na delegacia de São Pedro da Aldeia, policiais civis teriam exigido o pagamento de R$ 1 mil para execução do ato de ofício.
A vítima disse que pagou R$500. Ela afirma que foi orientada a colocar o valor na gaveta de uma mesa no interior da delegacia.
Um dia após a postagem que denunciou o crime, a vítima foi intimada a comparecer na delegacia para entregar e assinar documentos. No local, ela ainda teria sido coagida a prestar um depoimento alegando que não havia tido pagamento de propina para os policiais.
Os policiais civis foram denunciados pela prática dos crimes de Falsidade Ideológica e Corrupção Passiva, com pedido de prisão preventiva acatado.