Apesar de só ocorrerem em outubro, as próximas eleições já vem provocando mudanças na política fluminense. A principal ocorre em relação ao secretariado estadual. Dos 26 secretários, 13 estão de saída, sendo que 12 planejam concorrer ao pleito.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem da BandNews FM, entre os nomes de saída estão os dos secretários de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho; de Agricultura, Marcelo Queiroz; de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah; de Esporte, Gutemberg Fonseca; de Desenvolvimento Social, Matheus Quintal; e o de Turismo, Gustavo Tutuca.
Também deixam o governo os responsáveis pelas pastas de Meio Ambiente, Thiago Pampolha; de Administração Penitenciária, Fernando Veloso; e de Polícia Civil, Allan Turnowski.
Ainda de acordo com as fontes ouvidas pela BandNews FM, Rodrigo Bacellar, que deve tentar a reeleição como deputado estadual, vai dar lugar a Rafael Tompson no comandado da Secretaria de Estado de Governo.
Mudanças também devem ocorrer no secretariado municipal, como por exemplo na pasta de Saúde., já que Daniel Soranz deve se candidatar ao cargo de deputado federal.