BandNews FM Rio de Janeiro

Portos de Itaguaí e do Rio crescem mais de 20% no primeiro semestre de 2024

Movimentação corresponde a 15,8% do total circulado nos portos públicos do Brasil e 5,7% de todo o setor aquaviário

Por João Boueri

Portos de Itaguaí e do Rio crescem mais de 20% no primeiro semestre de 2024
Reprodução/PortosRio

Os Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro registraram crescimento de mais de 20% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é da autoridade portuária PortosRio, que monitora os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Nos seis primeiros meses do ano, o Porto de Itaguaí movimentou cerca de 30 milhões de toneladas de mercadorias, com destaque para o minério de ferro, responsável por 90% do total. Na comparação com o ano passado, a movimentação aumentou 22%. Em relação ao cenário nacional, o porto detém 14,5% de participação na movimentação de minério de ferro. É a terceira instalação no manejo dessa commodity.

Para o presidente da PortosRio, Francisco Martins, o novo canal de navegação do Porto de Itaguaí, previsto para ser inaugurado em outubro, vai permitir mais avanços na movimentação de carga. O espaço vai ser um canal de acesso aos terminais de contêineres e terá capacidade para operar  até 7 navios simultaneamente permitiu mais avanços na movimentação de carga.

Já o Porto do Rio de Janeiro movimentou 6,7 milhões de toneladas. A presença de contêineres na instalação alcançou uma marca recorde e teve aumento de 65% na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento na produção do porto é de 28,4%.

A movimentação nos dois portos corresponde a 15,8% do total movimentado nos portos públicos do Brasil e 5,7% de todo o setor aquaviário, incluindo terminais privados.

Na segunda-feira (12), o Porto de Itaguaí recebeu pela primeira vez um navio de 366 metros de comprimento com a chegada do MSC Orion. O porta-contêiner possui 51 metros de largura  e está atracado no terminal Sepetiba Tecon.

O Porto de Itaguaí foi a primeira instalação a ser homologado pela Marinha para receber navios de 366 metros.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais