Representantes de Transportadoras de cargas estão preocupados com a possibilidade de que falte diesel no Brasil. Nesta sexta- feira (27), a Petrobras enviou um ofício ao Governo Federal e formalizou o alerta de que pode haver desabastecimento. A situação já tinha sido passada ao governo de maneira informal pela estatal.
Como o Diesel é o principal substituo do gás natural, especialistas acreditam que um dos motivos para a possível falta do produto é a Guerra na Ucrânia. Muitos países europeus começaram a armazenar o diesel, por medo dos efeitos do conflito explica o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio de Janeiro, Silvio Carvalho, diz que o desabastecimento pode provocar forte impacto no país.
Recentemente, o preço do diesel nos postos brasileiros voltou a subir. O valor médio do litro do combustível já custa R$ 6,94.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, desde o início do ano, o diesel já acumula uma alta de quase 30% para os consumidores.
O preço médio da gasolina, porém, recuou 0,3% e o combustível é encontrado nos postos a R$ 7,27. No ano, a alta é de 10%.